MOBILIDADE URBANA: A BICICLETA COMO ALTERNATIVA DE LOCOMOÇÃO
URBAN MOBILITY: THE BICYCLE AS AN ALTERNATIVE FOR LOCOMOTION



Henrique Cesar Nanni
Faculdade de Tecnologia da Baixada Santista

Celso Ramos Teodoro Filho
Faculdade de Tecnologia da Baixada Santista

Gabriel Vasconsellos Lombardi da Silva
Faculdade de Tecnologia da Baixada Santista

Guilherme Peres de Mello
Faculdade de Tecnologia da Baixada Santista

Palavras ChaveTransporte. Bicicleta. Ciclovias. Mobilidade. Transito.



RESUMO

A pesquisa aborda a utilização da bicicleta como alternativa de transporte na cidade de Santos, litoral de São Paulo. O aumento no trânsito causa congestionamentos e provoca transtornos para a população. O uso de modais diferenciados e interligados pode propiciar melhor mobilidade urbana. Nesse sentido, a bicicleta pode ser fator preponderante como opção de transporte rápido, econômico, ecologicamente correto e sustentável. Com isso, vem a necessidade de propor ações estratégicas para viabilizar seu uso. Contudo, faz-se necessário identificar os principais fatores que interferem neste tipo de locomoção, assim como, os problemas enfrentados pelos ciclistas. A metodologia é exploratória, fundamentada em bibliografias, sites especializados, relatos de usuários e empresas atreladas ao assunto. A proposta é valorizar o processo de intermodalidade entre os meios de locomoção e priorizar o uso da bicicleta, evidenciando seus benefícios. Conclui-se que com o planejamento adequado e mais investimento em infraestrutura, os problemas do sistema viário podem ser minimizados, melhorando a mobilidade urbana.



Publicado
06/2018


Como citar
NANNI, H. C.; FILHO, C. R. T.; SILVA, G. V. L.; MELLO, G. P. Mobilidade urbana: a bicicleta como alternativa de locomoção. Revista Conecta. v. 01, n. 10, p. 44-59, 01 jun. 2018. 


Edição
Ano 01 - n. 01 (2018) 
Revista Conecta
ISSN 2675-004X - versão on-line




Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à revista Conecta. É permitida a reprodução parcial ou integral dos artigos em outros meios de divulgação, com a condição da completa citação da fonte e respectiva referência. Os artigos assinados expressam unicamente a opinião de seus autores. A submissão dos artigos à revista Conecta pressupõe o conhecimento dos termos aqui explicitados e condiciona a aceitação de suas condições.