DECISÃO ESTRUTURAL DE APOIO ÀS ESCAVAÇÕES DE MINERAÇÃO: EFEITO DO ARCO APLICANDO LÓGICA PARACONSISTENTE ANOTADA COM DOIS VALORES EM ENGENHARIA COMPUTACIONAL
STRUCTURAL DECISION TO SUPPORT MINING EXCAVATIONS: EFFECT OF THE ARC APPLYING ANNOTATED PARACONSISTENT LOGIC WITH TWO VALUES IN COMPUTATIONAL ENGINEERING



Paulo Roberto Schroeder de Souza
Faculdade de Tecnologia da Baixada Santista

Palavras ChaveLógica Paraconsistente; arcos de pressão; escavações subterrâneas; escavações mineiras.



RESUMO

O presente trabalho pretende estabelecer uma relação de soluções aplicando Lógica Paraconsistente Anotada (LPA) em estabelecimento dos arcos de pressão no entorno das escavações subterrâneas em maciços fraturados, considerando a hipótese de que tais arcos se manifestem com dimensões independentes dos vãos entre pilares ou estruturas de apoio e sejam dependentes principalmente das condições estruturais do maciço, do estado de tensões atuante, da forma das escavações e do ângulo de atrito interno do material. As considerações a serem desenvolvidas não consideram os efeitos resultantes de tectonismo que se manifeste de forma catastrófica como terremotos ou campos de tensão extremamente elevados, em que não seria viável por motivos de segurança ou economia a lavra de minérios ou matérias primas minerais. Enfatiza-se a necessidade da investigação técnico-científica aplicando conceitos da LPA para a definição de relações que permitam o conhecimento do vão definido entre os pontos de apoio do arco de pressão e conclui-se discutindo como pode ocorrer sua evolução tendo em vista o aspecto dinâmico das escavações mineiras.


Publicado
06/2018


Como citar
SOUZA, P. R. S. Decisão estrutural de apoio às escavações de mineração: efeito do arco aplicando lógica paraconsistente anotada com dois valores em engenharia computacional. Revista Conecta. v. 01, n. 01, p. 28-43, 01 jun. 2018. 


Edição
Ano 01 - n. 01 (2018) 
Revista Conecta
ISSN 2675-004X - versão on-line





Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à revista Conecta. É permitida a reprodução parcial ou integral dos artigos em outros meios de divulgação, com a condição da completa citação da fonte e respectiva referência. Os artigos assinados expressam unicamente a opinião de seus autores. A submissão dos artigos à revista Conecta pressupõe o conhecimento dos termos aqui explicitados e condiciona a aceitação de suas condições.