CUSTO BRASIL: A INSEGURANÇA JURÍDICA COMO LIMITADOR DE
INVESTIMENTO INTERNACIONAL DE CAPITAL INOVAÇÃO
BRAZILIAN COST: LEGAL INSECURITY AS A LIMITER OF INTERNATIONAL CAPITAL INVESTMENT INNOVATION



Luiz Carlos Barnabé de Almeida
Universidade Católica de Santos

Mardônio da Silva Girão
Universidade Católica de Santos

Sonia Monken
Universidade Mackenzie

Palavras Chave: Segurança Jurídica. Efetividades de decisões. Ideologia. Inovação.


RESUMO

No século XXI, o conhecimento é o fator de produção determinante para o crescimento econômico, sendo ele originário das Universidades e dos Centros de Pesquisa. Este estoque de conhecimento, utilizado pelo empreendedor criativo e por investidores de longo prazo com elevadas poupanças, são os transformadores do conhecimento em inovação. Sendo o Brasil um país de poupança irrisória, nossa capacidade de gerar inovação é quase nula. Para mudar do ciclo de economia subdesenvolvida para desenvolvida é necessário atrair a poupança internacional intensiva e de longo prazo. Mas esta poupança só transformará em investimentos diretos em nosso país se tiverem a garantia da “segurança jurídica”. A realidade brasileira é de uma grande lacuna de segurança jurídica do Estado, por falta de Instituições maduras e por falta de uma reforma jurídica, para modernizar esta ação. A sugestão neste artigo é uma profunda reforma nos judiciário brasileiro com o objetivo da agilização de resultados, efetividade de suas decisões como guardiões das leis e direitos adquiridos com a exclusão de decisões ideológicas e todos outros atos jurídicos que garantam a segurança jurídica.



Publicado
06/2018


Como citar
ALMEIDA, L. C. B.; GIRÃO, M. S.; MONKEN, S. Custo brasil: a insegurança jurídica como limitador de investimento internacional de capital inovação. Revista Conecta. v. 01, n. 10, p. 01-27, 01 jun. 2018. 


Edição
Ano 01 - n. 01 (2018) 
Revista Conecta
ISSN 2675-004X - versão on-line





Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à revista Conecta. É permitida a reprodução parcial ou integral dos artigos em outros meios de divulgação, com a condição da completa citação da fonte e respectiva referência. Os artigos assinados expressam unicamente a opinião de seus autores. A submissão dos artigos à revista Conecta pressupõe o conhecimento dos termos aqui explicitados e condiciona a aceitação de suas condições.