ANÁLISE DA PRODUTIVIDADE E EFICIÊNCIA EM TERMINAIS DE CONTÊINERES POR MEIO DE SIMULAÇÃO
ANALYSIS OF PRODUCTIVITY AND EFFICIENCY IN CONTAINER TERMINALS THROUGH SIMULATION




Mário de Souza Nogueira Neto
Faculdade de Tecnologia da Baixada Santista

Anderson Yukio Ueyhara
Faculdade de Tecnologia da Baixada Santista

Jefferson Mariano
Faculdade de Tecnologia da Baixada Santista

Lucas da Costa Augusto
Faculdade de Tecnologia da Baixada Santista

Valter Santos Silva
Faculdade de Tecnologia da Baixada Santista


Palavras Chave: Segurança Jurídica. Efetividades de decisões. Ideologia. Inovação.



RESUMO

Este trabalho tem com finalidade abordar a importância da simulação para o planejamento de uma operação portuária de descarga de navio, onde serão abordados os principais recursos utilizados para a realização da operação. A simulação será realizada em uma única área de um terminal portuário onde será simulada a operação de descarga de contêineres de um navio, permitindo realizar um comparativo entre os equipamentos portuários de movimentação de contêineres. Os equipamentos escolhidos para o estudo foram o MHC (Mobile Harbor Crane), Portêiner (Ship to Shore Crane – STS) e Reach Stacker, todos os equipamentos são padronizados para trabalhar na área portuária com a elevação configuração da quantidade de recursos para o local em questão com base de interpretação dos relatórios emitidos por contêiner. O comparativo será realizado em um ambiente virtual a partir de um modelo testado no software de simulação ProModel®. Serão testadas variáveis que indicarão a melhor simulação.



Publicado
06/2019


Como citar
NETO, M. S. N.; UEYHARA, A. Y.; MARIANO, J.; AUGUSTO, L. C.; SILVA, V. S. Análise da produtividade e eficiência em terminais de contêineres por meio de simulação. Revista Conecta. v. 02, n. 02, p. 59-82, 01 jun. 2019. 


Edição
Ano 02 - n. 02 (2019) 
Revista Conecta
ISSN 2675-004X - versão on-line



Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à revista Conecta. É permitida a reprodução parcial ou integral dos artigos em outros meios de divulgação, com a condição da completa citação da fonte e respectiva referência. Os artigos assinados expressam unicamente a opinião de seus autores. A submissão dos artigos à revista Conecta pressupõe o conhecimento dos termos aqui explicitados e condiciona a aceitação de suas condições.