ESTRUTURA DE MERCADO DE SERVIÇOS DE REBOCAGEM NO PORTO DE SANTOS
MARKET STRUCTURE FOR TOWING SERVICES IN PORTO DE SANTOS



André Medeiros de Oliveira
Faculdade de Tecnologia Baixada Santista

Marcos Vinicius Henrique da Silveira
Faculdade de Tecnologia Baixada Santista

Priscila Souza
Faculdade de Tecnologia Baixada Santista

Tábata Graziela Gonçalves
Faculdade de Tecnologia Baixada Santista

Alvaro Prado
Faculdade de Tecnologia Baixada Santista

Palavras ChaveComércio Internacional. Transporte Maritimo. Rebocadores.



RESUMO

O comércio internacional constitui um importante setor da economia brasileira, sendo responsável pela movimentação de bilhões de dólares todos os anos, o modal mais utilizado nas operações de comércio internacional é o transporte marítimo. Sem dúvida, o setor portuário é bastante relevante no contexto econômico mundial, uma vez que é nos portos que se processa a maior parte do comércio exterior. No entanto, as operações de comércio internacional através da via de transporte marítimo requerem uma logística bem planejada, geralmente com custos elevados, embora inferiores ao de outros modais em transporte de longas distâncias. O serviço de reboque portuário consiste nas operações de atracação e desatracação das embarcações que chegam ao porto, sendo realizado por embarcações desenhadas para tal fim,  neste contexto é importante considerar o papel dos rebocadores de apoio portuário que atuam no processo de atracação e desatracação de navios nos terminais, missões de socorro de embarcações avariadas, combate a incêndios e resgate de pessoal. Infraestrutura e operação adequadas e eficazes no lado de terra são essenciais ao desempenho da operação no lado marítimo, possibilitando aos navios uma estadia rápida e eficiente e o acesso aos berços sem esperas.


Publicado
06/2019


Como citar
OLIVEIRA, A. M.; SILVEIRA, M. V. H.; SOUZA, P.; GONÇALVES, T. G.; PRADO, A. Estrutura de mercado de serviços de rebocagem no porto de Santos. Revista Conecta. v. 02, n. 02, p. 32-46, 01 jun. 2019. 


Edição
Ano 02 - n. 02 (2019) 
Revista Conecta
ISSN 2675-004X - versão on-line





Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à revista Conecta. É permitida a reprodução parcial ou integral dos artigos em outros meios de divulgação, com a condição da completa citação da fonte e respectiva referência. Os artigos assinados expressam unicamente a opinião de seus autores. A submissão dos artigos à revista Conecta pressupõe o conhecimento dos termos aqui explicitados e condiciona a aceitação de suas condições.