PROSPECTIVA DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO SUSTENTÁVEL 4.0 SOB A PERSPECTIVA DE FUTURISMO
PROSPECTIVE OF SUSTAINABLE ECONOMIC DEVELOPMENT 4.0 UNDER THE FUTURISM PERSPECTIVE



Alexandre Ricardo Machado
Faculdade de Tecnologia da Baixada Santista

Letícia Santos Cavazzini
Faculdade de Tecnologia da Baixada Santista

Lyssa de Lucena Cavalcanti
Faculdade de Tecnologia da Baixada Santista

Edson Ricardo Saleme
UNIP e Escola Superior do Ministério Público


Palavras Chave: Desenvolvimento Econômico Sustentável. Revolução 4.0. Futurismo. Prospectiva.  



RESUMO

O presente estudo tem por objetivo estabelecer prospectiva de cenário do desenvolvimento econômico sustentável contextualizado à Revolução 4.0, tendo o amparo do Futurismo para realizar tal projeção. Para este fim, foram realizadas análises cruzadas respaldadas em bibliografias e levantamento de estudos acadêmicos internacionais, tendo em vista a sintetização dos principais impactos que a Quarta Revolução Industrial propiciará nos âmbitos econômicos e sociais. De caráter exploratório, descritivo e qualitativo, o estudo ainda utilizou-se da metodologia Futures Wheel, ferramenta oriunda do Future Studies, desenvolvida pelo futurista Jerome Gleen,  para elucidar os resultados obtidos da análise que elenca os impactos positivos da Revolução 4.0 para o desenvolvimento econômico que dentre estes, figuram a redução de custos em prestação de serviços e comercialização de produtos, aumento da participação econômica de populações desfavorecidas, efeitos benéficos para o meio ambiente e eficiência na utilização de recursos públicos e privados. Dos impactos negativos podem ser citados o comprometimento da privacidade e segurança de dados, risco de desemprego e obsolescência empregatícia. Após as conclusões, são realizados direcionamentos para continuidade da linha de pesquisa e estudos futuros. 


Publicado
06/2019


Como citar
MACHADO, A. R.; CAVAZZINI, L. S.; CAVALCANTI, L. L.; SALEME, E. R. Prospectiva do desenvolvimento econômico sustentável 4.0 sob a perspectiva de futurismo. Revista Conecta. v. 02, n. 02, p. 01-16, 01 jun. 2019. 


Edição
Ano 02 - n. 02 (2019) 
Revista Conecta
ISSN 2675-004X - versão on-line



Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à revista Conecta. É permitida a reprodução parcial ou integral dos artigos em outros meios de divulgação, com a condição da completa citação da fonte e respectiva referência. Os artigos assinados expressam unicamente a opinião de seus autores. A submissão dos artigos à revista Conecta pressupõe o conhecimento dos termos aqui explicitados e condiciona a aceitação de suas condições.